top of page

A Câmara Municipal

O Poder Legislativo cumpre papel imprescindível perante a sociedade, desempenhando três funções primordiais para a consolidação da democracia: representar a população, legislar sobre os assuntos de interesse municipal e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos, como autêntica representante da população de Montadas.

Composta por 9 (nove) vereadores, a Câmara Municipal de Montadas se reúne ordinariamente no período de 15 de janeiro a 20 de junho e de 1º de julho a 20 de dezembro, sendo que ela só pode entrar em recesso após votar o orçamento para o ano seguinte. Além do período regular, a Câmara pode ser convocada em caráter extraordinário, quando assuntos urgentes o justificarem.

Quinzenalmente, as sessões acontecem às segundas-feiras, a partir das 19h00min. As sessões extraordinárias – especiais, solenes e audiências públicas – são realizadas fora dos horários e dias das sessões normais.

O plenário é a parte mais visível do parlamento para a população: o público e a imprensa acompanham os debates e  votações e as bancadas entram em controvérsia conforme sua orientação partidária. Mas os vereadores também se ocupam de amplas e variadas tarefas: participação em comissões de âmbito menor do que o plenário, frequência a atos político-partidários, acompanhamento de pleitos junto a instâncias administrativas e atendimento à população em seus gabinetes.

A Mesa Diretora da Câmara é o órgão responsável pela direção dos trabalhos legislativos. Composta por quatro membros: presidente, vice-presidente, vice-presidente, primeiro-secretário e segundo-secretário.

As comissões técnicas são grupos de vereadores com atribuições especializadas dentro do processo legislativo. As mais importantes são as comissões permanentes (num total de quatro), cada uma atuando dentro de determinada área do interesse coletivo.

A população pode acompanhar as sessões presencialmente ou através da página oficial da Câmara Municipal no Facebook.

bottom of page