Sessão Histórica: Câmara de Montadas homenageia e denomina 62 ruas e 4 travessas na cidade

Na última segunda-feira, 22 de abril, a Câmara Municipal de Montadas deliberou e aprovou por unanimidade uma série de Projetos de Lei voltados para a denominação de ruas e homenagens a figuras ilustres da cidade. As propostas, de autoria do Poder Executivo Municipal, visam reconhecer e eternizar personalidades importantes da história local.

Um dos projetos aprovados, o Projeto de Lei Nº 16/2024, estabelece a criação do Conjunto dos Professores, a incorporação do loteamento São Miguel no perímetro urbano e a denominação de ruas na cidade. Entre os homenageados estão o herói de guerra Inácio Veríssimo da Silva, as primeiras professoras que lecionaram em Montadas, além de outros educadores emblemáticas da comunidade.

Já o Projeto de Lei Nº 19/2024 trata da denominação de ruas do loteamento Jardim Tropical, com destaque para a diversos agricultores e membros da família Guida, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da região.

Outro importante projeto aprovado foi o Projeto de Lei Nº 18/2024, que homologa, reestrutura e denomina ruas do loteamento Veríssimo. Este projeto presta homenagem aos membros da família Veríssimo e a outras figuras que deixaram sua marca na comunidade de Montadas.

Além destes, outros projetos foram aprovados, como o Projeto de Lei Nº 20/2024, que trata da denominação de ruas do loteamento Venâncio, e o Projeto de Lei Nº 21/2024, que abrange diversas ruas e travessas do perímetro urbano da cidade.

Entre as autoridades homenageadas estão, o Prefeito Antonio Joaquim da Silva, que completará 100 anos. E os já falecidos, Prefeito Geraldo José Custódio, o Vice-prefeito Antonio da Costa Brasil, os vereadores João Pedro Sobrinho, Cícero Francisco Sales, Anastácio José Custódio e João Agostinho Alves.

No total, foram nomeadas 62 ruas e 4 travessas, enaltecendo a história e as contribuições de diversos cidadãos que fizeram e fazem parte do cotidiano da comunidade montadense.

Os projetos de denominação de ruas em Montadas, liderados pelo Prefeito Jonas de Souza, foram enriquecidos com sugestões de nomes de familiares, do Vice-prefeito Cássio Martins Avelino e do vereador Fagner Júnior da Silva. Além disso, contaram com um importante trabalho de levantamento histórico e diálogo com os familiares, conduzido pelo dedicado Chefe do Gabinete, Dr. Antonio Veríssimo de Souza Segundo. Essa abordagem colaborativa não apenas enriqueceu os projetos, mas também garantiu que as homenagens fossem genuínas e significativas para a comunidade de Montadas. Ao envolver familiares, vereadores e membros da equipe municipal, os projetos se tornaram verdadeiros reflexos da história e da identidade local. E a melhor prova disso foi que a Casa Manoel Fernandes da Silva estava lotada, sendo necessário a aquisição de mais cadeiras visto o altíssimo número de munícipes que acompanharam a sessão nas dependências da Câmara Municipal.

Essas iniciativas foram um marco histórico e refletem o compromisso da Câmara Municipal de Montadas em preservar a memória local e valorizar aqueles que, de alguma forma, contribuíram para o progresso e a identidade da cidade.

Na oportunidade Projeto de Lei Nº 14/2024 e Projeto de Lei Nº 15/2024, abordando o primeiro sobre o remanejamento de dotações orçamentários e o segundo de abertura de crédito especial para a conclusão da Creche Municipal Vice-prefeito Fernando Antônio de Souza.